segunda-feira, 31 de março de 2008

crónicas de Lisboa (V)




A foto e o "boneco" que ilustra o cartão de boas festas foram criados com 3 anos de diferença. Ambos se referem a um plano, muito semelhante, das Portas do Sol, um ícone da geografia da cidade de Lisboa. A foto, captei-a , sem ter conhecimento do carácter, também ele icónico, do plano. Escolhi apenas um ponto de vista que me pareceu significativo enquanto ilustração de um lugar. Há uma coincidência evidente naquilo que une foto e cartão de visita e que é reforçada até pela diacronia temporal. E depois porque o autor do "boneco" é o PMBC, autor do blogue " Bonecos de Bolso " ( que vale uma visita diária) e, também, meu amigo. O Pedro é arquitecto e é um homem de características marcantes: excepcionalmente discreto, exercita uma boa educação - quase enervante, quase excessiva; é um andarilho impenitente - penso, que por vezes também, penitente - que calcorreia , periodicamente, pedaços de natureza por esse mundo fora; é o criador das únicas paellas que já comi, tão saborosas e bem confeccionadas que, estou certo, são e serão as melhores paellas que alguma vez comerei; é proprietário de uma extraordinária casa, bem escondida nos ares e no verde da Serra de Sintra, cujo desenho tudo deve à técnica e ao talento do seu dono - injusto seria não falar, igualmente, do charme e bom gosto dos interiores que são devedores de semelhantes qualidades da Rita.

Ora o traço e a arte do Pedro , patentes nos seus inúmeros" bonecos " e ilustrações, têm de certeza razões genéticas que se sobreporão às razões culturais e académicas: ele integra, pela via familiar, uma linhagem de extraordinários artistas plásticos que marcaram e marcam a paisagem artística do nosso país. No príncipio da linha destaca-se o seu bisavô, Alfredo Roque Gameiro cujos filhos , quase todos, lhe herdaram o talento. Uma delas, Mammia, avó do Pedro, casou com Jaime Martins Barata, genial ilustrador cuja obra urge conhecer, sem demoras.

A propósito de Roque Gameiro e descendentes recomendo vivamente um site - muito familiar, muito caseiro, a exigir , pela riqueza potencial do conteúdo, a intervenção de profissionais - cuja não consulta tornará esta entrada meio vazia e inconsequente.

O site chama-se a Tribo dos Pincéis e nele se pode tomar contacto , entre curiosidades várias, com muito do que de notável esta família tem criado, veiculando talento através do pincel e da tela. IMPRESCINDÍVEL .

2 comentários:

Pedro disse...

... até fico embaraçado...

miguel disse...

Pedro:

Eu não me sinto embaraçado mas um pouco frustrado. É que vêem aqui meia dúzia de amigos e esta não será mais que " uma nota de vida" para meia dúzia de "gatos pingados". Enfim...sempre aparecerá um amigo brasileiro e outro espanhol e pode ser que esses a divulguem a outro e a outro!