quarta-feira, 26 de março de 2008

Crónicas de Lisboa (III-a)


Do amigo Farteleker,e a propósito da entrada anterior, foi aqui afixado comentário que merece honras , ele próprio, de nova entrada. Nele é descrito um programa de " Fartleck Urbano Nocturno" que eu estou disposto a reanimar com o nome de " Quem Se Chega À Frente ?". Não é aquilo que a se chama uma proposta exigente do ponto de vista físico , mas não deixa de ser uma proposta engraçada , original e abrangente para passear pela Lisboa das Colinas.
Segue a transcrição do referido comentário, aceitando-se desde já inscrições , achegas e alterações ao percurso.

"Tive um grupo de fartlek urbano noturno que, uma ou duas vez por semana, fazia um trajecto semelhante ao que passo a descrever: 21.00h - encontro na estátua do D. José; corrida lenta pela R. Augusta, Rossio, Restauradores; Subida da Calçada da Glória, continuação pela S. Pedro de Alcântara, D. pedro V, até ao Principe Real; Descida da Rua da Conceição à Glória, Av. da Liberdade, até ao largo da Anunciada em ritmo lento. Primeira pausa. Subida em sprint da calçada do Lavra até ao jardim do Torel. Pausa para alongamentos; Continuação em corrida normal pelo Campo dos Mártires, paço da Raínha, Calçada do Pombeiro, Rua Antero de Quental, sempre a descer, até ao Intendente. Daí, apanha-se a Damasceno Monteiro até lá a cima à à Senhora do Monte. Nova sessão de alongamentos desta vez com a melhor vista que a cidade tem. Daí desce-se pela Rua da verónica até ao Campo de Stanta Clara e atravessamos Alfama até ao Campo das Cebolas, passando pelo largo de S. Miguel, sempre de olho nos Pittbuls. Iniciava-se então uma fase de corrida plana ao longo do rio até determinado ponto da 24 de Julho, às vezes Alcãntara, de onde se voltava para trás, geralmente pelas Janelas Verdes, Rua da Boavista até última paragem antes da derradeira prova: A subida da Rua do elevador da Bica em Sprint até ao Calhariz. Finalmente, em ritmo de repouso, até à porta do Bar da Esquina na rua da Barroca onde nos esperam uma imperial e um cigarrito retemperadores. São 22.30h e ainda há pouca gente no Bairro Alto.E vai-me faltando companhia e pernas para este programa...
O Fartleker

2 comentários:

Huckleberry Friend disse...

Perdoem a ignorância: fartlek o que é, ao certo? Correr à noite pela cidade? Abraços!

Anónimo disse...

Fartlek é um tipo de corrida que alterna ritmos rápidos com lentos e inclinações variáveis. Deve ser praticado em ambiente de muita natureza, tipo árvores, borboletas, ar puro, sol, etc.
Foi desenvolvido na Suécia e adaptado ao treino militar.

O Fartlek urbano nocturno tem ritmos e inclinações variáveis mas, como o nome indica, é feito pelas ruas da cidade e à noite.