segunda-feira, 24 de março de 2008

crónicas de Lisboa (II)




A 5ª feira Santa remete para um valor que me é muito caro: a humildade. De humilde só me posso considerar enquanto homem sem património de jeito que possa, como quem não quer a coisa, exibir orgulhosamente aos amigos. Mas quis talvez o destino que na 5ª feira Santa de 2008 tenha feito algo cuja revelação me vai obrigar , hoje, a ser humilde perante vós pelo que essa revelação possa contradizer a ideia que tenho e que me atribuem de ser um pai quase perfeito: foi nesse dia que pela primeira vez levei os meus dois mais novos a visitar a sua cidade-natal, obedecendo a um plano rigoroso; consistente; culturalmente direccionado; não fazendo concessões às armadilhas do acaso e aos caprichos dos humores momentâneos.

Cumprindo uma vontade antiga e aproveitando as informações úteis que a Sofia me transmitiu em tempos, decidi levar os meus descendentes directos a visitar os belos miradoiros de Lisboa não sem que antes os instruísse acerca da topografia da cidade ; do conceito de centro enquanto pólo fundador; de fuga à periferia enquanto igual fuga ao abastardamento urbano; do verde e do rio, das edificações e das ruas estreitas e sinuosas que fazem da nossa Olissipo a mais bela urbe do mundo para cujo regaço apetece sempre voltar.

As fotos que acompanham a entrada ( por mim captadas ) são um ínfimo testemunho do prazer que me deu ser um pai mais responsável e organizado nesse dia: era uma pedra que eu tinha nos meus envelhecidos sapatos, pedra áspera e rugosa causadora de mais dor do que o joanete que me atormenta e deforma o dedo grande do pé direito!

5 comentários:

Anónimo disse...

Belo gesto de Pai.

Duas observações:
1ª Ficou bem simpático o jardim do miradouro de São Pedro de Alcantara, agora de cara lavada, hein ?
2ª Não sabia do teu joanete no dedão do pé direito... Chato para correr, não ?!

Abraço do Manel

miguel disse...

O de São Pedro de Alcântara está uma maravilha. e cheio de gente...

Quanto ao joanete no pé direito é uma pourra para correr, se não tivesse uma tendinite no tendão de aquiles do pé esquerdo. Assim, são pourras a dobrar.

Huckleberry Friend disse...

Estive ontem em São Pedro de Alcântara, acompanhado por três loiraças lindas (uma delas, pelos vistos, deu indicações vitais para esta tua entrada). O fim da tarde dourava a Costa do Castelo, o rio estava azul-cobalto e foi um prazer voltar a ver aquele miradouro como deve ser. A Santa Luzia já não vou há algum tempo, mas a tua foto dá-me vontade de lá voltar (ou foi tirada nas Portas do Sol?)... depois de um mojito no Bar das Imagens ou de uma caipirinha no Chapitô! Abraços.

miguel disse...

Pedro: a foto de cima é tirada logo acima de Santa Luzia. Portas do Sol?

E explica lá essa do mojito do bar das imagens. não sei o que é nem onde fica.
abraço

Sofia K. disse...

Ai Miguel, nem sabes o que perdes!
Mojitos no bar das imagens, caipirinhas no chapitô, bem acompanhadas de cascas de batatas fritas! Fabuloso!

beijos
p.s. O meu pai fazia esses passeios comigo e com as outras duas loiraças e hoje sabe-nos bem reconhecer o que aprendemos na infância!