sábado, 8 de março de 2008

fazer 50 anos em 2008...

( cartaz publicitário do ano de 1958)


Fazer 50 anos em 2008 é um privilégio. Recebe-se felicitações institucionais , madrugada fora, via correio electrónico, destapando o lado mais enternecedor do capitalismo global: ofertas de descontos em compras do Continente online; simpáticos desejos de longa vida do Millennium e chamadas de atenção "para o dia especial" do site mediabook, já para não falar dos insistentes lembretes de aniversário da operadora de telemóvel que uitlizamos.
Sentimos, pela primeira vez, que tomamos posse de um estatuto que nenhuma tabela retributiva nos concede. Os cabelos brancos ganham, finalmente, uma lógica e com eles iniciamos um convívio saborosamente pacífico. Reforçamos a ideia que a vida é mais erro que acerto mas sentimo-la com uma leveza que até então era peso: a longevidade começa a ser toda uma oportunidade que se abre à contrição e ao início consequente da revisão de vida, tenha esta o horizonte próximo de dias ou o piscar de olhos, lá no fundo da rua por onde acabamos de entrar, do outono irreversível. Os olhos humedecem na descoberta que é possível tornar a vida num jardim de buxos ou numa planície verde da água recente ou num monte de recorte suave rompendo o céu, ou nos sonstrazidos pelo vento de ramos e de passáros - a mesma vida que era habitada, até então , na mesma percentagem, pelos filhos da madrugada e pelos filhos da puta - como quem vê cumprida a exequibilidade do projecto da utopia.


É, de facto, um privilégio ter 50 anos.

6 comentários:

Ángel de Olavide disse...

En España es costumbre de cumpleaños tirar de las orejas tantas veces como años se cumplen.
Felicidades y 50 tirones de oreja.
Los primeros 5o son siempre los peores. Los que siguen esos si que son buenos.

Mário disse...

Fazer 50 anos em 2008 (para quem já os fez em 2005) é ter o privilégio de viver, na flor da vida, na intersecção da ousadia e da experiência com a plenitude e o bom-senso, tempos inadiaveis e únicos, com revoluções constantes, motivos para reflexão e afectos extravasantes e reais.

Parabéns, Miguel. E cá estaremos, espero, para nos picarmos, comentarmos e adorarmos, quais velhos marretas que,apesar de aparentemente chatos, ainda divertem e interessam.

Foibonita a festa, pá? Fiquei com pena, mas espero ir à dos cem.

Sofia K. disse...

Também hei-de lá chegar, esperando que estejas cá para ver!

Obrigada pela festa, estava tudo uma delícia. Sabes que o teu bolo é o melhor bolo de chocolate do mundo(LOL)?

Beijinhos

Huckleberry Friend disse...

Caro Miguel, longe ainda desse estatuto (os verdes 30 são só para o ano que vem!), fica o prazer de ter partilhado contigo e com tantos amigos comuns esse dia único. Obrigado e um grande abraço.

Unknown disse...

Parabéns Miguel.

Sábado, hora de almoço, cozinha, televisão sintonizada num canal espanhol, onde se transmite um programa del corazón a que ninguém presta atenção, até a apresentadora falar nos 50 anos cumpridos por estes dias, pela Sharon Stone. Fecho a porta do forno, o assado pode esperar sem risco, mais dois ou três minutos. O filho interrompe o tempero da salada, pois para além de bom cozinheiro, tempera saladas como mais ninguém nesta casa. O marido especa frente ao aparelho com pratos, talheres e copos nas mãos, em equilibrio instável, pela aprendizagem serôdia, mas assumida da tarefa de pôr (bem) a mesa.

Querendo puxar a brasa à minha sardinha, e fazendo-me esquecida da meia dúzia de anos que lhe levo de vantagem, refiro, face às imagens transmitidas: "Os cinquenta anos de agora, não têm nada a ver com os do tempo das nossas mães, reparem como esta mulher está bem com esta idade." Acrescenta o meu filho: "Eu diria mais. Está muito boa, mesmo com esta idade!" O meu marido mantêm-se observador, mas calado... vá lá saber-se porquê? mas não era, de certeza, por discordar com nenhum de nós dois.

Aos cinquenta anos pode estar-se muito bem ou muito bom, segundo os pontos de vista. Se conseguires juntar o útil ao agradável, então..., sorte a tua.

Um grande beijinho, reiterando os votos de parabéns.

Ana LCosta

miguel disse...

Gosto imenso de ter um blogue mas, por isso, tenho dois problemas: a dificuldade que é fazer uma entrada com qualidade e responder , também com qualidade aos excelentes comentários que aqui são feitos. Também há uma "ética" nos blogues...onde entram a seriedade, a ausência de erros na ortografia e na sintaxe, a resposta aos amigos,conhecidos e desconhecidos, a regularidade na afixação de entradas e eu sei lá que mais.

Ángel de Olavide: Gracias por el saludo e o que é isso de "tirones de orejas "? Quer dizer, penso perceber, mas não sabia de todo dessa tradição.

Pedro: Embora os 50 sejam bons, os 30 ainda são melhores.E os teus 30, sendo 30, têm a qualidade que muitos 50 não têm e deviam ter.

Ana L. Costa: Prezo muito que vá aparecendo aqui. E diga ao seu filho que penso como ele cada vez que olho para uma foto da minha contemporânea Sharon: está bem, mesmo bem e está boa, mesmo boa.