terça-feira, 4 de novembro de 2008

escola real (XIV)


1-" Quase todos os professores com muita "estrada" vos dirão o mesmo - os críticos mais severos acoitam-se dentro de nós. Porque os anos ensinaram rotinas que maquilham a falta de inspiração e o consequente triste debitar da matéria, sem chama que desperte a curiosidade dos alunos. Mas aula acabada, espelhos íntimos não mentem - fomos medíocres e não medianos."

É um paragráfo que subscrevo e que foi transcrito daqui. Somos bonzinhos, os professores e só quem é bonzinho faz auto-crítica.

2 - A obamamania parece ter chegado a locais mais ou menos improváveis. Hoje, os meus alunos de Desporto ensaiaram em plena aula, sem que nada o fizesse prever, um movimento colectivo de apoio ao candidato democrata consubstanciado numa entoação ritmada do vocábulo: " Obama,Obama". Depois, como se eu fora desinformado, o Adérito justificou-se : " sabe, stôr, ele é negrinho."

nota - A malta lá de cima é a quase totalidade da turma, num destes dias , quando fomos trabalhar para "o terreno".( ai se eles sabem que ando a mostrá-los no "Algeroz!"...)

Sem comentários: