terça-feira, 11 de novembro de 2008

Dia de São Martinho



imagem retirada daqui

Martinho, cujo dia se celebra hoje, é aquele santo a que dedico algo que os prosélitos de imediato definiriam como devoção. O seu lendário cometimento remete para os valores que eu mais gostaria de encarnar: humildade; generosidade; despojamento. A sua imagem que é a de um guerreiro garboso com um pobre a seus pés constitui-se, paradoxalmente, como uma brevíssima alegoria da mensagem mais simples do evangelho. Daí que, levado pela lenda, há quem veja no homem que partilhou as suas vestes com quem delas precisava o rosto do próprio Cristo. Sem necessidade de rebuscados exercícios teológicos...

O que têm o vinho e o porquinho a ver com São Martinho é uma relação que desconheço. Mas se isso significar, por exemplo, que a terra fecunda é local de regresso e purificação, então subscrevo.

1 comentário:

Mário disse...

Belo texto, Miguel.
São Martinho faz também as minhas delícias, porque é um santo humano, característica que é rara nos beneficiados pela santidade.
A relação com a prova do vinho, creio que é meramente ocasional, em termos de tempo, e com o porquinho idem, já que será a altura de o matar, para fazer os enchidos e fumá-los nas primeiras lareiras do Inverno.