quarta-feira, 26 de novembro de 2008

desporto (V)

A promoção de “ ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS” é, nos dias que correm, um must : não há autarquia que não tenha programas desportivos para crianças ou para a terceira idade; não há congresso médico que não enfatize os benefícios da actividade física para a saúde; não há marca de material desportivo que deixe de se posicionar , já, na tentativa de ser o melhor patrocinador de caminhadas ou provas atléticas dirigidas aos atletas de fim-de-semana.

Ora o conceito é muito mais antigo do que eu julgava. Descobri-o, por acaso, nas minhas pesquisas pela net. Os conselhos que transcrevo de seguida não deixam de ser curiosos naquilo que têm de incrivelmente actuais e deliciosos na sua formulação. Recomendo, vivamente, que se leia a página na sua totalidade.

Fonseca Henriques, médico da corte de D. João V, "cita os princípios que a Escola de Salerno indicava para conservar a saúde e as seis coisas que era preciso ter em conta para o seu bom uso e administração:

Ar, ambiente;
O comer e beber;
O sono e a vigília;
O movimento e o descanso;

Os excretos e os retentos;
As paixões da alma
.

3 comentários:

Mário disse...

Miguel
Claríssimo.
Mas gostava de saber o que o meu Colega dizia sobre as coisas que referes:
- ar e ambiente, posso calcular... mas... comer (muito?), beber (bem?), sono (só ou acompanhado?), vigília (na praia ou no trabalho?), movimento (qual e de que grupos musculares?), descanso (estamos conversados, até porque no fim deve-se ficar estoirado), excretos e retentos seriam, creio, actualizados para decretos e rebentos (que dão cabo da nossa vida actual), e paixões da alma (mas haverá outras?).

Fico à espera, ansiosamente da "definição de caso" e da "terapêutica"...

miguel disse...

estilo de vida saudável = actividade física+ alimentação regrada+repouso

Mário disse...

Mas, insisto, seriam os "excretos um pouco pretos", uma forma antiga de dizer "secretos de porco preto"?

E a actividade sexual? Entra na actividade física, na alimentação regrada ou no repouso? É que quero ser saudável, Miguel, mas tenho imensas dúvidas com este teu post! Por favor, esclarece-me!

PS. a propósito: fui ver o blogue original. Muito giro!