sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Starbucks


O blogue El Ángel de Olavide noticia nas suas Ideas Angelicales : " El StarBucks de Luchana cerrado. El primero que se cierra en España. Todo un síntoma". Ontem o jornal "Público" registava a inauguração do primeiro Starbucks em Portugal, facto que terá levado multidões até um centro comercial em Alfragide.

Ser louco é viver-se em função duma realidade que não existe. Comigo , felizmente, as coisas passam-se de maneira diferente. Eu vivo com realidades, daquelas que nos entram pelos sentidos dentro, mas de cuja existência desconheço.Ou então sou o último a tomar consciência da sua existência, já depois dela ter dado a volta ao mundo e de se ter entranhado nos hábitos das pessoas.

Esta regra que é a minha, vai-se confirmando. Até ontem não fazia a mais pequena ideia da existência de um fenómeno transnacional chamado StarBucks. Hoje, desfeita a ignorância, tenho que reconhecer que talvez não ande por fora mas sou fortemente condicionado pela tendência quase compulsiva que consiste em andar a leste.

9 comentários:

Mário disse...

Já somos dois.
Quando vi a fotografia pensei que estavas a anunciar uma cerveja tipo Heineken.
Estes fenómenos de pertença também me passam um bocado ao lado. Não sou fundamentalista, e já fui ao Hard-Rock uma ou duas vezes, mas há algo nestes novos cultos que bulem comigo: talvez transformarem-se em igrejas, com cultos, rituais, liturgias, obrigatoriedade de comportamentos, execração dos que não pertencem ao grupo... algo que não tem a ver comigo, independentemente do local e de se poderem passar momentos excelentes, note-se. Mas ocasionais e esporádicos, não como sinal de "estar à la page".

Mário disse...

Hoje, na Série NCIS do AXN, vi que só beme café por copos destes - vi dezenas de episódios e nunca tinha reparado.
Andamos mesmo de olhos vendados - obrigado, Miguel, por nos desvendares os caminhos da Luz!

Huckleberry Friend disse...

O Starbucks está muito na moda por esse mundo e até tem algumas coisas boas... uma delas não é o café, porém. Isto é, tem todo o tipo de lattes, macchiatos e capuccinos, mas um café propriamente dito é caro e mau.

Abraços, Miguel. Aparece no codornizes, que hoje fez um ano e estamos em festa.

miguel disse...

Quase uma semana sem computador e eu a ver ( imaginando )os comentários dos amigos a entrar...

Obrigado pelas adendas informativas ao StarBucks. Aliás o único sítio, instituição, fenómeno ( tudo isto ) que eu ia jurar que conheço melhor do que a maioria daqueles que me rodeiam é a fantástica mata de Monsanto mais os seus 200 ( duzentos ) km de trilhos, que é o pulmão de Lisboa e se situa um pouco mais à esquerda da cidade, isto é, na zona do seu próprio coração. É um tesouro escondido da sabedoria e dos hábitos dos lisboetas. Aqui para nós...ainda bem.

Anónimo disse...

Quanta injustiça...

Não vejo mal nenhum no fenómeno Starbucks. Conheço-o bem e tenho pena que ainda não se tenha infiltrado em Portugal.
Mas não é desta maneira que ganhará popularidade, porque só faz sentido quando incorporado na rotina citadina e não num aglomerado de ofertas comerciais.
Infelizmente é basicamente disto que este país vive.

A Starbucks, ainda que massificada, representa um ritual muito próprio de metrópoles norte-americanas.
E apresenta qualidade! Um café Starbucks nada fica a dever à nossa "bica" e ainda acrescenta variedade para os mais exigentes.

Convido os cépticos a uma visita.

Verão que só têm a ganhar.

miguel disse...

Caríssimo anónimo:

Seja bem-vindo . Eu sou daqueles que estou com alguma curiosidade de provar um café da StarBucks.E também lattes, macchiatos e capuccinos. Vamos lá a ver se ainda vou a tempo, com a crise que anda por aí...

um abraço

Anónimo disse...

O café Starbucks passa ao lado desta "crise"...

Tem mais essa coisa boa. O ambiente criado no estabelecimento abstrai o mais consciente e preocupado dos cidadãos.

Lamento, no entanto, informar que o cigarrinho não entra (aqui sim, o grande defeito), mas estou certo que o jornal Público lhe fará boa companhia.

Um abraço anónimo (mas não tanto) ;)

miguel disse...

Essa do cigarrinho leva-me a suspeitar que embora o meu amigo me seja anónimo , o mesmo não se passa de mim para si.

Anónimo disse...

Pois está claro que não...

Mas esteja descansado, que não sou nenhum "web stalker".

No entanto, vou deixar à sua perspicácia a conclusão óbvia sobre quem é o indivíduo que aqui veio defender a Starbucks!