sábado, 25 de outubro de 2008

a escola real ( XIII)


A minha escola acordou, ontem, para mais uma manhã sem incidentes, plena de gestos contidos e sorrisos a que o ar solarengo e pacífico do tempo nunca é estranho. (digo eu, porque com uma experiência de 25 anos de ensino, tenho legitimidade para ensaiar alguns enunciados de produção caseira). Ora, eis se não quando, dou-me conta de um desassossego protagonizado por mulheres afogueadas. ( numa escola , a probabilidade de se referenciarem mulheres afogueadas é, do ponto de vista puramente numérico, muito maior do que a de se referenciarem homens afogueados). Ocorrera uma situação anómala no refeitório. Um grupo de alunos - cujo número desconheço e que permanece, aliás, desconhecido - encapuzados (leia-se, seguidores de uma moda que consiste em tapar parcialmente a cabeça com o capuz de uma espécie de casaco de pano ou outro tipo de têxtil de valor aproximado sem que o rosto deixe , por isso, de ser reconhecido ) terá entrado de rompante pelo espaço do bar, terá alçado das manápulas para dentro e por detrás da vidraça onde se encontram as bebidas, os doces , os salgados e a fruta e terá tentado, sem êxito, tomar posse do respectivo recheio. O episódio durou segundos e, perante a não concretização do desiderato, o grupo ter-se-á posto em fuga, deixando apenas um rasto de espanto pela audácia e descaramento demonstrados.

1ª questão – O grupo fugiu….para onde? (era hora de recolhimento académico donde era de supor que todos estivessem mergulhados na nobre tarefa de aprender/ensinar)
2ª questão – O caso , que eu saiba, não alastrou do espaço do refeitório ao espaço mais amplo e perverso que é o linguarejar especulativo da comunidade escolar. Pergunto, por onde andam a conspiração; a indignação ; a contestação; a preocupação pelo futuro da escola; a anedota relativamente fácil?
3ª questão – Um grupo de encapuzados, previsivelmente alunos, combina um assalto ao bar numa manhã solarenga dentro da sua própria escola. Pergunto, como caracterizar o sucedido? Delinquência objectiva e infantilidade subjectiva ou infantilidade objectiva e delinquência subjectiva?

Nota: a minha escola tem uma gestão a tempo mais do que inteiro, um Projecto Educativo, Professores suados, Funcionários zelosos, planos e montanhas de computadores, biblioteca e ludoteca, uma porta de entrada por onde só entra quem tem cartão, dois cães de guarda mais 3 seguranças que se revezam pelas 24 horas do dia e também clubes e um núcleo de apoio à família e ao aluno mais um espaço exterior com vista para Monsanto, um campo de relva sintética e um pavilhão e um ginásio apetrechados com tudo o que uma Paris Hilton possa desejar. E também muitos alunos, simpáticos , a maioria deles provenientes de meios sócio-económicos desfavorecidos, onde não faltam I-Pod’s e telemóveis e que gostam de tudo menos de estudar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bizarro, este aconteceimento...
Tentativa fracassada, aposta, ou brincadeira de mau gosto ?

Manel Teixeira