sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

desporto (I)

Sou Professor de Educação Física mas ministro actualmente um Curso Tecnológico de Desporto. Já o disse aqui. Desporto e Educação Física são, cada vez mais, mundos que divergem em vez de se complementarem. Por via dessa minha nova função como docente sou agora, e por uns tempos, um homem do desporto, e isto, paradoxalmente, sem sair da escola ; a casa - mãe da Educação Física. Tenho-me farto de aprender sobre Desporto e embrenhei-me , com um certo interesse, na incrível rede de normativos que regulam a actividade desportiva, dentro e fora de fronteiras. O conhecimento mais aprofundado do mundo do desporto está a fazer com que me afaste dele. Outro paradoxo.
O Jornal " Público" , no seu formato digital, é um veículo de excelência - talvez de nível mundial - que leva a problemática do Desporto ao conhecimento de especialistas e curiosos. Recomendo por isso, vivamente, este blogue que ainda por cima é actualizado diariamente.

3 comentários:

Mário disse...

Bom tema. Actividade física, exércício físico, desporto, jogo... quais as características de cada um e quais as fronteiras.
E o que realmente interessa promover - uns ou outros... ou todos. Andar a pé substitui jogar à bola no bairro? Jogar à bola no bairro substitui fazê-lo numa agremiação? Duas aulas de tae-kwon-do semanais valem o quê, comparado com correr atrás dos amigos em casa ou no quintal?
Há algumas coisas muito boas sobre o assunto, da Faculdade de Motricidade Humana, do grupo do Professor Carlos Neto. É um assunto que vale a pena desenvolver, porque tenho a impressão que se está mais a debater o que fazer antes de pensar o que interessa fazer - das necessidades físicas, biológicas, psicológicas e sociais específicas partir-se-á para a escolha adequada e realista do possível.
Ao contrário é fazer a casa pelo telhado, à boa maneira lusitana, com o engº Sócrates como arquitecto do projecto - pode ser que saia tão bem como as maisons que desenhou na Covilhã...

Unknown disse...

Miguel, andas nas vigílias ou emperraste nalguma proposta normativo do Targiquistão?

Já agora..., quando te debruçaste sobre as normativas nacionais, reparaste se cumpriam o regulamentado aqui???

http://www.portugal.gov.pt/Portal/Templates/SimpleContent.aspx?NRMODE=Published&NRORIGINALURL=%2fPortal%2fPT%2fGovernos%2fGovernos_Constitucionais%2fGC17%2fConselho_de_Ministros%2fCompetencias%2fRegimento_Legistica%2ehtm&NRNODEGUID=%7b3953E465-06D1-423F-8B7A-9BC257CAA1A0%7d&NRCACHEHINT=NoModifyGuest

Só a extensão do endereço já impõe respeito, mas merece a pena conhecer, sobretudo para saber, se os travessões e parenteses são acertadamente utilizados.

Beijinhos

Ana LCosta

miguel disse...

Que boa surpresa Ana. Com efeito não emperrei em norma nenhuma até ao momento em que fiz copy/past desse link cujo caminho já se si prenuncia o emperranço.E aí doi emperrar mesmo, de espanto por tanta ciência e admiração por tão doutos crâneos.

Espero retomar em breve a escrita no meu cantinho.Falta-me apenas um não sei quê.

abraços

Miguel