quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

alvorada...


A foto não é simbólica porque a foto é, simplesmente, sem predicativo. Ela corresponde ao momento exacto, (material; sensível) em que o Algeroz! passou a ter o nome que tem. A raiz árabe da palavra remete ,agora sim, desta vez e neste caso, simbolicamente, para um mundo sem fronteiras que me é tão caro: porque os artifícies da foto são portugueses mas beberam muito de outras culturas por razões de sangue ou da própria vida. Um deles foi buscar quase tudo daquilo que é hoje ao fascinante universo anglo-saxónico e ao período louco dos anos 60 do século passado. O outro tem as artérias e as veias percorridas por sangue eslavo - limpo, obreiro e orgulhoso.

Descrevo: o homem da esquerda escreve, num pequeno papel, a palavra Algeroz ! assim mesmo, em jeito de interjeicão, e esboça um plano do qual não estão ausentes os mais pequenos pormenores. O homem da direita vai sendo tomado por uma expressão, atenta e grave. A solenidade invade o momento. Dir-se-ia que um deles apela ao sentido de responsabilidade do outro; dir-se-ia que este outro sabe que corporiza o poder e cogita já sobre as soluções que operacionalizem o plano. Concentrados, ignoram a proximidade do varão : ignora-lo-iam, estou certo, mesmo que estivesse ali uma bailarina contorcendo-se, sensual, em torno do eixo que do chão nasce e no chão se fixa. E atentai : a hora é tão exacta que é quase impossível não ver nessa exactidão uma coincidência.

Mas a coincidência existiu mesmo, porque foi assim, exactamente às 18H30 de um fim de dia excepcionalmente cálido do Dezembro Lisboeta, que o meu Algeroz! foi baptizado... até à eternidade.

2 comentários:

Sofia K. disse...

Tantas palavras e nenhuma se refere a mim, a autora do repasto que vos juntou, não me parece bem!

E tu reparaste no varão? Porque será que toda a gente repara? E as conversas sobre ele... poupo-te a pormenores...

Bela recordação...
beijinho

p.s. Se o 'homem' sabe que puseste uma fotografia dele aqui... ai, ai!

miguel disse...

Sofia: também pensei nessa questão de pôr fotos e mais a exposição e essas coisas. Bem...eles estão suficientemente "escondidos" para passarem suficientemente despercebidos. Mas , se quiseres, eu retiro a foto. ele que a veja e leia a entrada e diga de sua justiça.