domingo, 10 de fevereiro de 2008

as 12 palavras que prefiro...

Esta é a entrada de resposta ao desafio que a SK me fez. O desafio consiste em dizermos quais são as 12 palavras da nossa preferência. Cruel dilema: publicito a lista , mesmo sabendo que a vou alterar um dia destes, ou não a publicito por causa dessa certeza?
Publicito.

Pingente - Qualificativo que a minha mãe muito usava quando falava com os filhos. Dizem-me: Claro, pingente é um berloque lindo, que se transporta ao peito; é um tesouro, percebes?
- Não é bem assim - respondo eu - Pingente é, também, indivíduo de reduzida importância ou poder. Era esse o siginificado que a minha mãe colava à palavra, num misto de censura e ternura.
Rabete - Adoro neologismos, ou regionalismos ou invenções, puras e simples, como aquelas com que Aquilino ainda hoje nos confunde. Tornam a língua viva, renovam-na, enriquecem-na. Talvez rabete seja isso tudo ou outra coisa - um " familiarismo ", sei lá - porque não vem no dicionário. Lá em casa, durante minha infância , limparam-me o rabo até relativamente tarde. Era uma espécie de ritual acompanhado de " vamos lá limpar esse rabete"... enquanto eu comia um papo-seco cheio de manteiga e açúcar. Noutras alturas adoçavam-me , e muito, o momento da vacinação quando me diziam - " o menino vai levar uma pica no rabete, não custa nada".
Iconoclasta - Sê-lo é condição quase necessária para se atingir a liberdade interior. É o contrário de seguidismo e de hipocrisia. Descobri-lhe o significado, um dia, quando lia os textos do Henry Miller e da Anais Nin, cheios de sexo selvagem e trangressão. Ser iconoclasta não significa ignorar os valores universais, pelo contrário: talvez seja o caminho para os interiorizar. A iconoclastia começa na consciência da nossa própria insignificância.
Marulhar - Ruído que quase se eterniza num local junto ao mar e que significa o serenar da natureza.
Doar - Tão próximo de doer e tão longe. É também nestas aproximações que se faz a infinita beleza das palavras.
Comunhão - Tornar comum a união. Reforçar e tornar vivo o significado da união.
Amador - O treinador , treina; o amolador, amola; o compositor, compõe; o jogador, joga; o amador, ama. Todos o fazem, em princípio, com gosto. O amador é, no entanto, o único que recebe apenas em troca, o prazer único de amar.
Gay - Um anglicanismo que vai tendendo para a universalização e que vai consubstanciando , em Portugal, uma mais que saudável abertura de mentalidades.
Saudar - É algo que precisamos de reinventar. Saudemos acenando, ou fazendo vénia, ou sorrindo de boca escancarada ou saltando ou gritando o dia bom que aí vem.
Comunicar - Pôr (-nos) em comum.
Motricidade - Tudo o que tem a ver com o corpo em movimento. E de que infinitude de coisas belas ele é capaz.
Onda - Saber que a energia , a côr, a luz, o som, o movimento são ondas é perceber que sem ondas não há vida. E onda também são as ondas do Baleal.
Passo o desafio ao João Tunes; à Vieira do Mar; ao Vasco; ao Pedro Cabral; ao Mário (onde é que andas??); ao Ángel de Olavide - saludos; ao Almocreve e basta, não sei a quem mais.

2 comentários:

Ángel de Olavide disse...

júbilo

amigo

paz

música

retiro

clavel

poema

refugio

balcón

y en portugues

noite

vinho

ficar

nos

vos

carbalho

Un saludo

Sofia K. disse...

Nem imaginas como me diverti com a tua selec�o e defini�es! Original... muito!

beijinhos