sexta-feira, 30 de novembro de 2007

um sorriso novo...


Enquanto que para alguns um fim de semana perfeito tem como representação possível a ingestão de um valente travesseiro de Sintra, para os homens do clube do Stress - que é o clube de atletismo a cujas cores eu dou brilho - o início de um sábado e de um domingo só se torna significativo se fôr vivido a correr. Desta maneira - seja por montes , ou por vales , nas ruas da cidade ou roçando os pés pelo o húmido do rio com o qual convivemos - é feita uma poesia estranha , escrita, geralmente, em percursos de ida e volta, percorridos pelo esforço e por suores e em que tudo rima com a exaltação de uma actividade na qual a rotina dos gestos cria sorrisos improvaveis, como aquele que o José, companheiro de lides neste nosso clube, exibe na foto que encima a entrada.
É o testemunho do José acerca da prática da corrida contínua que , este domingo,irá ser publicado no El País . Tive acesso em primeira mão ao artigo, num daqueles golpes de privilégio com que o destino raramente premeia gente vulgar como eu. Transcrevo de seguida parte daquilo que poderá ser lido:
(...)"Antes de llegar a este hito, que Sócrates prefiere atribuir al “fantástico coraje de Angela Merkel” y que todavía debe ser refrendado por cada país de los 27, el primer ministro portugués ha corrido una larga carrera de fondo. Una carrera sudada, trabajada y masticada paso a paso, en la que se adivina vocación, dinamismo, habilidad para moverse entre bambalinas y un prodigioso sentido comercial.
Quizá por eso, la imagen que mejor define al Sócrates reciente es esa foto que ha salido en los periódicos portugueses tantas veces desde marzo de 2005, cuando llegó al poder. En cada país que visita, pero también si está en Lisboa –vive solo en un edificio estupendo en pleno centro, muy cerca de Marqués de Pombal–, a Sócrates le gusta salir a correr por las calles de buena mañana y ponerse a sudar la camiseta. Le da lo mismo Luanda, Moscú o Washington. A 40 grados o a cinco bajo cero. Nada detiene al fondista solitario, empeñado quizá en mandar un mensaje de energía y optimismo a sus melancólicos y sosegados compatriotas.
¿De dónde le viene esa afición por correr? Comencé en 1999. Había dejado de fumar, empecé a engordar y me apunté a un club deportivo llamado Stress, donde hacen jogging y organizan maratones benéficos. Entrené durante seis meses, empecé corriendo 20 minutos y acabé haciendo una hora. Ahora corro media maratón.
¿Y presume de marcas, como Aznar? No, no. Correr es un ejercicio fantástico, lo puedes hacer en cualquier sitio y viene muy bien para visitar las ciudades. Mejor que en coche, porque tienes más visibilidad…
Pero si la escolta no está fina, los dejará atrás. No, no, están muy bien entrenados..."

4 comentários:

Mário disse...

Atenção, meu caro Miguel
Os travesseiros são excepções às políticas dietéticas quase abolicionistas que os meus níveis de "castrol" exigem...
Por outro lado, são menos mediáticos do que as manifestações jogging-ísticas socráticas. Achas que o stress que algumas políticas dele causam ao bom povo português poderá ser compensado por qualquer distância em passo de corrida? Tenho dúvidas..., a não ser a vontade de (alguns) "correr com eles"...

miguel disse...

Bem, os travesseiros são excepções mais do que legítimas. Quanto ao mediatismo comparado do José e do travesseiro que está na tua entrada, não sei: é que o sorriso novo do José mal se vê porque a foto que eu pus nem dá para percebê-lo, enquanto o teu travesseiro, de tão colorido, é de fazer crescer água na boca.

Pelo menos aqui, o travesseiro ficou a ganhar em mediatismo ao José.

Estou sem computador o que me coloca problemas para actulizar o blog.

Sofia K. disse...

Olha Miguel só para te consolar... há um passarinho de Sintra que me disse que se calhar vai haver travesseiros no Sábado... ah pois, mas é só para quem se portar bem!

beijinhos
P.S. Não percebo como é que correr alivia o stress... e espero nunca vir a saber, nessa altura não serei mais eu. Vou continuar adepta do passo de caracol...

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado