quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

CAOS CALMO...


" A MULHER MORRE E ELE FICA SÓZINHO, COM A SUA FILHA DE 10 ANOS. E UMA MANHÃ, DEPOIS DE A LEVAR À ESCOLA, DECIDE NÃO IR PARA O ESCRITÓRIO E FICA ALI O DIA TODO, À ESPERA QUE ELA SAIA.
E DEPOIS, TODOS OS DIAS O MESMO.
TODOS OS DIAS VAI PÔ-LA À ESCOLA E FICA CÁ FORA, À ESPERA DELA..."


( sinopse do flime " Caos Calmo " )

Perante a tragédia da perda há duas atitudes possíveis: seguir em frente,como de costume, que é a atitude própria dos fortes e a única socialmente tolerada; e desistir, iludindo a realidade, projectando essa ilusão naquilo que resta ,numa atitude de quem comtempla e protege, sem falhas, concessões ou desistências.

A atitude de desistência activa é criticável mas é-me mais simpática - muito mais - do que a outra, aquela que radica no pragmatismo e no amor à vida.

3 comentários:

Anónimo disse...

Posicionamentos e atitudes face a mudança de circunstancia e novas realidades são sempre polémicas, meu caro amigo Miguel...
'Seguir em frente' ou 'desistir' são componentes da vida de todos os dias por vezes pressionando decisões de veras dramáticas de tomar.
Fiquei com grande curiosidade em ver o filme.
Manuel Teixeira

miguel disse...

Também estou curioso de ver o filme, para ver até onde é que vai o "olhar" sobre a desistÊncia, quer dizer, que solução dá o realizador à atitude daquele pai.

E outra coisa: como é que vai a questão ( antiga ) do "Algeroz!" ?

Anónimo disse...

Para meu grande desgosto tudo continua na mesma, isto é, nada foi feito, o assunto continua por resolver.
Infelizmente, toda o que penso ser boa vontade e deligência da Junta de Freguesia de São Mamede, assentam na contratação de um empreiteiro desonesto que promete e não cumpre, e que está há quase um ano para resolver este problema, sem o fazer!
Aqui fica registado o meu profundo desagrado pelo rumo que este assunto tomou, e penso que se o empreiteiro não tivesse sido pago sem o trabalho estar acabado, possivelmente a situação seria hoje outra bem diferente.
É que, quem paga adiantado fica sempre mal servido.
Manuel Teixeira