terça-feira, 9 de setembro de 2008

crónicas de Barcelona (1)


Pelo que se me tem dado a ver e, principalmente, sentir, Espanha é, no Verão, um extenso forno natural. Barcelona não foge à regra se bem que beijada por uma banheira de águas quentes e muito pouco animadas para onde os locais convergem em grande número talvez na ilusão de deste modo fazerem praia.

Barcelona é também uma cidade fantástica e muito sedutora. Abundam as pessoas e nestas , a diversidade. Este pormenor não passou pela minha sensibilidade da maneira superficial como a visão daquele nudista idoso com o pénis coberto de tatuagens que se passeava pela Barceloneta . Com efeito pertenço a uma geração de preconceituosos.E talvez por isso achei altamente significativa e eventualmente excessiva a quantidade de hispânicos ( daqueles que remetem para o estereótipo do índio peruano) e também de asiáticos ( na várias versões dos vários sub-continentes em que o grande continente se divide )que comigo se cruzaram no metro, a cada esquina ou vindos do arvoredo espesso de Montjuich.

Vejamos: não é a visão que gera o preconceito; é o preconceito que gera a forma como se vê. E eu via-os sempre mal encarados,num alerta duvidoso, em busca da próxima vítima que podia ser eu. Talvez sem razão, não obstante ter , num desses dias de estada na capital da Catalunha, ficado sem a carteira, facto que, aliás, atribuo à minha distracção crónica que tantos dissabores me tem trazido.

3 comentários:

Anónimo disse...

Alive, well, and just back from Barcelona ! (mesmo que sem a carteira...)
Miguel é bom ver que continuas vivo, atento e que tal como eu também gostas de Barcelona.
Abraço amigo do
Manuel Teixeira

miguel disse...

Bem aparecido sejas, Manel!

Mário disse...

Esta de dizer que ficaste sem a carteira, e logo a seguir aparecer um título "gordo" a dizer "ciganos" é muito suspeito!

Não há coincidências, como dizia uma dessas escritoras a metro, de cujo nome não me recordo, e mesmo se recordasse faria tudo para me esquecer.