terça-feira, 16 de setembro de 2008

Baleal 2008 ( 1 )


A imagem foi captada por mim , num ventoso dia de Agosto,a uma altitude aproximada de 600 pés, a bordo de um ultra - ligeiro pilotado pelo meu primo Manel. Não conheço a marca da máquina mas memorizei a matrícula: CS - UHE. E ganhei-lhe o gosto. Voámos no limite das VFR, porque a neblina de oeste aparecia e desaparecia há medida que nos aproximávamos do Baleal. Bem...presumo que chegámos mesmo a infrigir de maneira involuntaria algumas das regras que referi - aqui e ali uma nuvem tratou de ameaçar o cockpit com um beijo traiçoeiro.

Sempre gostei de aviões. Seduz-me a linguagem codificada do ATC .É que no particular do trânsito aéreo não se brinca em serviço. Todas as informações são repetidas pelo recceptor para não haver enganos. Por exemplo, antes da descolagem ,no aeródromo de Santa Cruz, o Manel fez o que devia ter feito e comunicou:

" Daqui Charlie Sierra Uniform hotel Eco, pede autorização descolagem imediata".

Não me foi possível ouvir a autorização. Descolámos mesmo assim. E aterrámos 40 minutos depois. Em segurança e, da minha parte, com uma vontade enorme de voltar lá acima.

7 comentários:

Pedro disse...

Alfa Beta Roger Alfa Charlie Oscar Sierra, Papa Eco Delta Romeo Oscar

miguel disse...

Bem metida, Pedro.

Oscar- Mike Eco Sierra Mike Oscar - Papa alfa Romeo Alfa - Tango India !!!

Mário disse...

Malandro. Malandro. Triplamente malandro.
Mike-Alfa-Lima-Alfa-November-Delta-Romeo-Oscar!

Há um ano, em Montejunto, saboreando um delicioso coelho assado e com um vinho tinto de excelência (deve ter sido por isso!!), o meu Amigo ligou ao seu primo a dizer que tinha um amigo que adoraria dar uma volta de avião, e tirar fotografias, e borrar-se de medo mas sentir o ar lá em cima, a refrescar as ideias e a psique.

E não é que se fez ao ar sem dizer nada?
Malandro. Se não fosse a minha amizade por ti, "atirava-me ao ar" (no avião do teu primo, já agora!).
Abraços e mostra mais fotografias! Esta está genial.

Mário disse...

PMBC
Graças a este "desgraçado" de amigo comum descobri o teu Blogue. Muito bom! Parabéns.
Se quiseres, visita-me em www.azulnuvem.blogspot.com

miguel disse...

Mário:

Fiz-vos ( a ti, ao teu filho Pedro e ao Manel) uma proposta , via mail, para combinarmos um voo. Só recebi a proposta do Manel que, diga-se de passagem, "se cortou"

Mário disse...

Hum.... talvez, em nome da verdade, tenha que dizer que sim que fizeste... mas vago, muito vago...
Mas o Céu continua lá, não continua?
E não é a queda da Spanair, ou do avião da dita, que me há-de extremar mais esta ambivalência com que gostosamente convivo: não ser pássaro, gostar de ter os pés bem assentes na Terra-Mater, mas adorar poder voar!
Fico à espera - num dia sem vento e com sol, se se pode requisitar estes pormenores - dispenso a refeição de plástico e a exemplificação de como usar o colete de salvação "que se encontra debaixo do seu assento".

Anónimo disse...

Verdade, Miguel.
Lembro-me da tua gentil proposta e é certo que eu me cortei.
Deve ser da idade, mas a minha adrenalina está a secar e cada vez sinto menos apetência para me envolver em situações de possível risco acrescido.
Pena.
Talvez?

Manel Teixeira