sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Rosa da Rua - Janeiro 2009


Rua da Rosa ( Bairro Alto – Lisboa ), dia 8 de Janeiro de 2009, temperatura do ar – 0º. Há pouca gente na rua: jovens alternativos, vagamente deprimidos; um casal de espanhóis a cobiçar o chapéu que a minha mulher queria comprar numa loja pejada de chapéus; um negro, de bengala, com voz e olhos de Louis Armstrong; lojas com produtos de design de autor e propostas que interpelam o transeunte ; rua limpa e longa; restaurantes com velas e decoração cuidada. Outra jovem que passa tentando negociar o horário de uma filmagem urgente; um táxi em busca de clientes; grades de lojas corridas pintadas de graffitis a lembrar Barcelona – o bairro Gótico. Tudo lembra o bairro Gótico, menos soturno, mais arejado: as fachadas dos prédios pintadas de uma cor recente; vasos com cravos suspensos debruçados por sobre os peitoris das janelas.

Uma surpresa, boa, o Bairro Alto do Janeiro de 2009. Entramos no Rosa da Rua para um jantar de celebração. Amigos, sorrisos claros em noite que é véspera de rotina laboral. Buffet farto e saboroso. Vai-se-me da memória o nome complicado de uma espécie de pão duro que acabo de comer; buffet farto e saboroso; caril, arroz, carne e castanhas; e mais que se me vai da memória. Rosa da Rua: um espaço surpreendente, de reunião, de roteiro. A dona, amiga empreendedora, empreendeu o espaço e o ambiente e o corpo novo: menos sessenta e cinco quilos !

Amigos recentes, amigos antigos: diálogos na terceira pessoa, diálogos da raia; clandestinos, à luz , débil, do lusco-fusco ou da poesia imensa e excitante da escuridão. O remanescente da noite foram os afectos, o encontro, a própria noite fria e bela de Lisboa.

2 comentários:

Anónimo disse...

PAPADUM meu caro amigo Miguel. PAPADUM, é o tal 'pão duro'(!!) a que te referes. 'Estaladiço', diria eu.
Entra a palavra no Google e clica depois na entrada correspondente à da Wikipédia - até lá tens a receita. Fantástico este mundo Cybernautico !
Foi bom termos estado com vocês no simpático jantarinho do 30º aniversário do nosso amigo Pedro.
Abraço amigo do Manuel Teixeira

Anónimo disse...

Post Scriptum:
PAPADUM, em portugês, PAPARI.

MT